Proteção respiratória e FIT test

2 – PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E FIT TEST.

2.1 PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

O principal objetivo de um Programa de Proteção Respiratória (PPR) é a proteção da saúde dos funcionários expostos a agentes químicos nos locais de trabalho.

 

O principal objetivo de um Programa de Proteção Respiratória (PPR) é a proteção da saúde dos funcionários expostos a agentes químicos nos locais de trabalho.

Os equipamentos de proteção respiratória são respiradores ou máscaras, que protegem os trabalhadores contra a inalação de contaminantes gerados por agentes químicos como poeiras, névoas, fumos, gases e vapores e também usados em caso de deficiência de oxigênio.

Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.

2.2 FIT TEST.

Como é feito o Fit teste?

O ensaio de vedação também conhecido como “FIT TEST”, consiste basicamente em nebulizar uma solução doce ou amarga dentro do ambiente do capuz. Se o usuário não detectar o gosto do agente de ensaio nebulizado, a vedação proporcionada pelo respirador em uso é considerada aceitável.

o irá, de fato, se ajustar ao rosto do usuário e prover a vedação necessária a ele. Além disso, ele também quantifica as partículas presentes no ambiente fora e dentro da máscara.

Também conhecido como Ensaio de Vedação, a realização do Fit Test serve justamente para comprovar a eficácia dos aparelhos de prevenção de riscos respiratórios. Ou seja, ele indica a aplicação de ferramentas e técnicas para garantir a vedação contra agentes químicos perigosos durante o trabalho.

FIT TEST